27 novembro 2009

Minha menina do arco-íris


Minha pequena acordou triste hoje.
Tomou café e ficou quietinha num canto da casa, sem sorrir, sem fazer bagunça, com o olhar perdido em algum lugar. Perguntei uma, duas, outras tantas vezes o que tinha acontecido para ela ficar tão triste. Ela não sabia responder.

Desmarquei todos os meus compromissos. Disse para ela:
Hoje você vai passar o dia comigo, mocinha.
Ela levantou os olhinhos e sorriu. Um sorrisinho mixuruca, mas sorriu.

Fomos ao cinema, comprei pipoca gigante, balinha, chocolate. Depois saímos de lá e ela se queixou de dor na barriga. A levei de cavalinho pelo shopping até uma sorveteria. Como eu imaginava - ela estava com dor - mas não tanta dor a ponto de negar um sundae.

Mamãe, quero ir para casa.
Fomos. Chegando ela se deitou na cama e continuou quieta. Comecei a ficar realmente preocupada. Tirei do coração uma última cartada para tentar alegrá-la.
Já sei filha, vamos desenhar...

Peguei um monte de papel, lápis de cor, pilot, meu super bloco de papel canson, e sim... meu adorável estojo de giz de cera pastel que ela adora. Sentamos juntas e começamos a desenhar. Em silêncio. Eu tinha certeza de que alguma coisa ia acontecer ali. Ou ela ia se abrir comigo ou os próprios desenhos iam me dizer alguma coisa sobre o que estava acontecendo.

Devagarinho, ela foi puxando papo. Gostava mais de falar mal dos meus desenhos do que de prestar atenção nos dela. Começou a rir das coisas horrendas que eu desenhava. Até que disse baixinho: Mami, desenha um arco-íris vai... é o que você faz de melhor...

Obedeci imediatamente. Peguei as cores no giz pastel, separei uma folha em branco e reparei que ela fez o mesmo. Então juntas começamos a desenhar, cada uma, o seu arco-íris. Óbvio que eu não aguentei e comecei a cantarolar somewhere over the rainbow... e ela comigo... até que me deu uma coisa e eu disse: Quer saber? Vamos fazer esse arco-íris nas nossas paredes filha! Você no seu quarto e eu no meu.

Foi então que a mágica aconteceu.
Coloquei para tocar bem alto a música para que as duas ouvissem, cada uma em seu espaço. Ela lá projetava fervorosamente suas cores. E eu, cá no meu canto, pintava o meu arco-íris assistindo emocionada o que acontecia com ela. Minha pequena foi se transformando em luz em cada cor que pintava na parede. Do roxo para o vermelho, uma risadinha. Do vermelho para o laranja um grito: como é que tá indo aí? Do laranja para o amarelo ela veio correndo e me deu um beijo. O seu tá tá lindo, mãe! Do amarelo para o verde... uma gargalhada... a gente tá ficando toda colorida filha... do verde para o azul, ouvi ela assobiar no quarto. Cheguei devagarinho e a vi, parada em frente à sua majestosa obra de arte, de olhos brilhantes e a alminha lavada.

Foi quando ela me viu na porta, correu pra me abraçar e disse:
Mãezinha, põe a música de novo... vamos dançar?

13 comentários:

  1. Ah, Tati, que emoção. E eu que acabei de escrever lá no meu blog sobre as paredes rabiscadas...que coincidência. Bjs em arco-íris dentro dos teus olhos,
    Edu

    ResponderExcluir
  2. ah, que notícia linda...não sabia o fim do dia!
    somewheeeeeeeeere over the rainbow..

    ResponderExcluir
  3. Ti - Nem sei o que falar. Tenho lagrimas nos olhos. Lindo demais. Life is all about these small, magic moments, and you just created one that will stay with her forever.

    ResponderExcluir
  4. Achei mesmo que fosse chorar... Sabe Tati, da sutileza das coisas, admiro especialmente o seu mérito de ter criado essa situação. Me comparo precariamente e, se não meço pela paciência e sensibilidade, mas pela criatividade, é porque somente nesta última creio que estejamos no mesmo nível, ainda que você, dentro do nível, ainda leve de lavada...

    Marcos B

    ResponderExcluir
  5. Tati, os caminhos que escolhemos para os potes de ouro que achamos ao longo de nossas vidas são tantos e tão especiais como o percorrido por vc e sua pequena, que só posso escrever: sigam em frente pois o arco íris sempre guarda um belo pote de ouro para cada um de nós! :) bjs

    ResponderExcluir
  6. Li metade do blog já! Amei todos os textos, chorei com alguns e senti saudade da minha infância em outros. Eu que mal saí dela! hahaha Beijos! Carol

    ResponderExcluir
  7. Toda a magia do mundo, toda a alegria da vida. Todo o amor que um só momento tem. Toda a possibilidade de encontro com nossa grande e oculta alma. Tudo está aqui nesta pérola que eu acabo de ler...
    Clara é a prova viva da frase "Ostra feliz não faz pérola!" Se ela estivesse feliz como sempre, este momento transformador e mágico não teria acontecido.
    Te agradeço por compartilhar isto tudo conosco, você enriquece nosso viver!
    Te amo! Mamy

    ResponderExcluir
  8. Lindo texto! Adorei sua grande sensibilidade e delicadeza em tratar de assuntos desta vida.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus só pude ler agora e to arrepiada. Fiquei imaginando meus futuros momentos arco-íris com minha filha. bjs muitos

    ResponderExcluir
  10. Incrível, mamãe. sensibilidade... consigo visualizar toda a cena! muito bom.

    ResponderExcluir