17 março 2011

LUZ NO FIM DA SOMBRA

“Algún día, en cualquier parte, en cualquier lugar indefectiblemente te encontrarás a ti mismo, y ésa... sólo ésa, puede ser la más feliz o la más amarga de tus horas.”
 Pablo Neruda

E então, de repente, tudo escurece.

E onde havia luz, clareza e leveza, se transforma num quarto escuro, abafado e aflito. A vida é assim, eu sei. Dia e noite. Noite e dia. Luz e sombra. Mas a questão é que quando anoitece dentro da gente é assustador. Já passei por algumas crises de tristeza e depressão. Até de pânico já tive que me tratar. Porque a vida é assim, para quem está vivo. Uma montanha russa nada divertida de controvérsias emocionais. A gente vive porque respira. Porque acorda no dia seguinte mesmo que tenha tomado um calmante. Porque a realidade do lado de fora não respeita nosso sofrimento interno. Porque o sol nasce e não espera a esperança acordar. O mundo gira freneticamente e por mais que em algum momento a gente peça desesperadamente para o mundo parar, ele não pára.

Há uma linha muito tênue que divide a luz da escuridão. Mas para quem já atravessou essa divisa, sabe que do outro lado, há um lugar desconhecido e aterrorizante. Porque este lugar está, exatamente, dentro de cada um de nós. E é nessa sombra que mora tudo aquilo que desejamos guardar, esconder, fingir que não existe. Segundo Jung, a coisa que uma pessoa não tem desejo de ser. E por mais que tentemos usar de todos os subterfúgios externos possíveis, um dia, sem mais nem menos, tudo escurece. E o que havia estado escondido, aparece para nós como um bicho feroz, cheio de dentes afiados e um olhar demoníaco. E passamos a viver um pesadelo mesmo estando acordados. Dizem que quanto mais tentamos conter nossa sombra, mais negra e densa ela se torna.

Durante muito tempo da minha vida tentei driblar meus demônios. Quando a escuridão vinha, eu me escondia de mim mesma sem que ninguém percebesse, num lugar bem quieto e esperava de olhos fechados, o bicho cabeludo passar. Nunca me passou pela cabeça a possibilidade de acender uma vela sobre nenhuma característica nefasta minha que surgisse por ali. Fazer isso como? Com que armas? Com meu otimismo ridículo? Com essa minha fé desconfiada? É preciso coragem para viver. Mas é preciso muito mais do que coragem para enfrentar o que somos. E o pior, enfrentar o que há de mais vergonhoso em nós.

Na minha sombra habitam Tatianas imorais, Tatianas suicídas, Tatianas sem esperança, inflamadas de um rancor dolorido com a vida e com Deus. E a cada vez que anoitece e essas Tatianas surgem, eu choro sem parar, porque tenho muito medo de que um dia, elas tomem conta do que há de melhor e mais puro em mim.

Talvez tenha chegado a hora de acender as tais velas no subterrâneo da minha alma. Acender velas ou tecer palavras incandescentes que possam iluminar meu caminho. Essa coisa de escrever tem me enchido de uma coragem samuraica. Não sei de onde isso vem, mas é gigantesco. Draconiano. Estupendo. É com as palavras que quero enfrentar minha escuridão. Porque é com elas que posso sair inteira dessa caverna sombria que, tantas vezes, me obrigo involuntariamente a entrar. Porque por mais esclarecedor que seja o enfrentamento da sombra, é na luz que geramos vida. É na luz que se vive plenamente. É na luz que se amanhece por dentro.

16 comentários:

  1. ai tati, que coisa mais bonita. a maior dádiva é termos olhos que enxergam além-escuridão. calma, calma, confiança e gratidão. é por saber que existe o escuro que podemos nos emocionar tanto quando nasce o sol. vamos nos ver?

    ResponderExcluir
  2. Muitas vezes essas sombras nao reverberam somente a nossa experiencia, mas tambem a do universo... Estamos todos conectados.

    Em dois dias, receberemos a ajuda da 'Super Lua Cheia' (Lua 'Perigeu'). Ocasiao especial, onde a Lua podera ser observada 14% maior e 30% mais brilhante que o 'normal'...

    Lembre-se que a luz pode ser observada com maior clareza na escuridao da floresta...

    Eu tambem vou acender velas pra voce...

    Te amo irma...

    ResponderExcluir
  3. Seus escritos me caíram como luva hoje. Vivendo o momento de abrir os olhos e encarar a minha sombra.
    Ai, que medo!

    ResponderExcluir
  4. "Ó, Grande Espírito!
    Ensina-me a reunir os fragmentos de minha alma, resgatando meu potencial perdido.
    Eu busco a unidade.
    Permita-me a coragem necessária para enfrentar os inimigos interiores, curando minhas fraquezas, e honrando o Guerreiro que ali está.
    Permita-me honrar a promessa sagrada de ser leal à minha busca de totalidade, sem nunca abandonar minhas curas, nem o coração que bate em meu peito..."

    Lembre-se que além dos seus escritos e de suas lindas e profundas palavras, vc tem uma enorme e amorosa rede de Aliados que estão aqui para vc... Nessa e na outra dimensão também!

    Com amor, vibrando com vc na cura das feridas de sua alma,
    Espiral Sagrada

    ResponderExcluir
  5. Minha Samurai preferida,
    Vc é bárbara!
    Amei tuas palavras, corajosas...
    Beijos, com muito amor,
    Iane

    ResponderExcluir
  6. Adoro o que você escreve. As suas palavras são tão fortes, claras, honestas que tem o poder de arrumar os meus pensamentos, colocar ordem naquilo que estava embolado e não encontrava forma. Minha querida, mesmo na escuridão um dos propósitos da sua alma com certeza é o de dar luz aos que se aproximam do seu caminho. Bj enorme no seu lindo coração.
    Denise

    ResponderExcluir
  7. Registro o que te falei: seus textos estão crescendo, o que fala tem tido você desde o início, sincero, verdadeiro, essencialmente.
    Vejo você se vendo profundamente.

    "Já te vejo brincando, gostando de ser
    Tua sombra a se multiplicar
    Nos teus olhos também posso ver
    As vitrines te vendo passar

    Na galeria, cada clarão
    É como um dia depois de outro dia
    Abrindo um salão
    Passas em exposição
    Passas sem ver teu vigia
    Catando a poesia
    Que entornas no chão"

    ResponderExcluir
  8. "Do lugar onde estou já fui embora." Manoel de Barros

    ResponderExcluir
  9. Hhhmmm, Zi-fia, Tati!!! Pé-de-pato-mangalô-trêis-vêis!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, Tati, quanta CORAGEM!
    Fico pensando que, só uma pessoa cheia de luz como você, que ilumina a minha vida e a de tantas outras pessoas, tem condições de percorrer o caminho escuro do seu ser.
    Você me ensinou (e me instigou) a procurar saber onde habita a minha alma, e muitas vezes me deparo com o medo de reconhecer que ela, às vezes, esconde-se no escuro. E, entrar neste escuro não me faz chorar (o que seria muito bom para mim), mas me deixa angustiada, quieta, silenciosa, melancólica, triste, sem sentir prazer pelo que me rodeia. Também sinto medo que estes sentimentos bizarros cresçam e tomem conta de mim para sempre... lembro da luz e corro para trás, na direção dela, no início do caminho escuro e não no seu fim. Ao contrário de você, ainda não encontrei coragem para acender as velas no subterrâneo da minha alma, minha amiga.
    O título do teu texto fala tudo: “Luz no fim da sombra”. Poderia ter sido “Sombra no fim da luz” ou simplesmente “Sombra”, sem luz...
    A tua fé é desconfiada, mas você a tem e ela não vai permitir, jamais, que as tuas sombras tomem conta do que há de melhor e mais puro em você.
    Com amor,
    Lívia Caetano (Tati, como vi que tem outra Lívia que também te escreve, vou passar a assinar assim)

    ResponderExcluir
  11. Mesmo com tantas sombras, a Tati que conheco irradia muita luz!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi amada!!! Você é a pessoa mais corajosa que conheço1!! Sério mesmo, quantos que conhecemos que se escondem dia e noite, tanto da luz quanto da sombra!!! Mas o nosso mundo é assim, para existir luz tem que existir escuridão, e a escuridão pode não ser tão ruim assim, ela nos ensina muito, e a maior lição dela é a Aceitação, aceitar que ela existe, aceitar que somos assim e aceitar que o ruim pode ser muito bom. E continuo dizendo que você é muito corajosa e verdadeira, qualidade de poucos, pois está reconhecendo e aceitando, para existir a iluminada Tati tem que existir também a demônia!!!! Você vai a passos largos minha irmã.
    Te amo
    micka

    ResponderExcluir
  13. Tati, parceira, lindo o seu texto ... a escuridão amedronta, mas sem ela não há luz ... Como diz nosso caríssimo Jung, “Uma pessoa não se torna iluminada ao imaginar figurinhas de luz. Uma pessoa torna-se iluminada ao tornar a escuridão consciente”.
    Beijos chiaroscuros!
    Ana Gibson

    ResponderExcluir
  14. sabe o que eu acho? que vc deveria escrever histórias infantis e/ou infanto-juvenis.

    (esses dias estava a procura de um bom texto para meus alunos e pensei em vc..será que a tati tem algo pra adolescentes?? daí pensei em lançar-lhe o desafio...)

    bjos bjos.

    ResponderExcluir
  15. esqueci de acrescentar um grande TAMBÉM ao final da minha primeira frase! pq obviamente vc tem que continuar escrevendo "para adultos", ; )). seu texto tá lindo, como sempre.

    bjos!

    ResponderExcluir