29 novembro 2011

O Tempo do Nada


















É muito cansativo viver todo dia.

Essa coisa de que nada como uma noite entre dois dias para tudo consertar é coisa de quem não tem insônia. Drummond já dizia que “a vida necessita de pausas” e olha que ele nem habitava esse planeta mega-over que a gente habita hoje.

A pausa do sono – para quem não tem insônia – não vale muito. Porque a gente não dorme e dá pause na vida. Não. A gente sonha, tem pesadelo, processa metafisicamente todos os processos emocionais. Faz viagens astrais. Tem gente que trabalha a beça dormindo. Trabalho duro espiritual. Isso para mim não é pausa. Isso é só um outro jeito de estar vivo.

É muito cansativo viver todo dia.

E o pior é não se pode tirar férias da vida. Férias de viver é morrer. E não é eu que eu quisesse morrer um pouco, de vez em quando. Não é isso. Mas acho que deveria existir um sistema opcional no esquema de existir. Uma possibilidade de se dar um tempo sem que isso nos tirasse daqui. Não um botão OFF. Mas um botão NADA.

Será que sou só eu que acordo de manhã, olho no espelho e penso: “ah, não... de novo?” Acho que o que me incomoda mais é que a gente não tem tempo hábil de digerir as coisas que vive. Talvez seja isso. É como sentar para jantar quando se acabou de almoçar. Eu até tenho tentado a meditação. Aliás, há anos eu tento meditar. Mas que lenha que é esse troço. Tudo muito lindo na teoria. Entrar em contato com nosso ser mais profundo, habitar no silêncio. Infinitos minutos tentando, para depois me dar conta de que todas as questões continuam ali, fritando meu cérebro na imensidão escura do meu self. Claro que já tive momentos bons na meditação, onde consegui ver meus pensamentos correrem como um rio e me distanciar de mim mesma como um espírito que se afasta do próprio corpo. Mas isso não descansa ninguém de si mesmo. Bom, pelo menos para mim, a pausa nunca aconteceu aí.
 
Talvez numa outra Era eu não me sentisse tão cansada de viver todos os dias. Quando o planeta ainda tinha 24 horas que obedeciam aos ciclos da natureza e do homem. Mas hoje, nossas 24 horas se transformaram em 15 minutos. A gente vive da ilusão de que tudo vai dar tempo, porque dividiu nossa agenda na angústia fragmentada de dias, semanas, meses. E tenta se acalmar planejando os próximos anos. Uma pinóia. Estamos numa época que afronta qualquer alma. Quem agüenta essa rotina de hoje em dia? Imagina se pegar duas horas de trânsito na Ponte Rio-Niterói não é infinitamente mais estressante do que andar por duas horas numa carroça, atravessando verdes pastos para se chegar a qualquer lugar? Eu sei que vai ter gente me chamando de velhinha de novo. Mas eu não me importo. Sou amante mesmo do tempo que a vela iluminava as noites de amor e que as serestas tomavam o lugar do Jornal Nacional.

É muito cansativo viver todo dia.

Mas talvez seja ainda mais cansativo lutar contra o excesso de informação, as notícias sombrias do mundo, tudo aquilo que entra em nós sem permissão e nos sufoca. Já que Deus não inventou o botão NADA, é preciso pelo menos inventar o tempo do nada. Um tempo em que a pausa dure um pouco mais do que uma respiração profunda. Um suspiro. Um pôr-do-sol.

12 comentários:

  1. Rsrsrs!
    É. Viver é para os fortes. Tem que ser cabra-macho para viver hoje e não ficar louco.

    ResponderExcluir
  2. Viver é difícil. Não é para qualquer um. Sobrevivemos todos os dias para evoluirmos espiritualmente.
    Há quem diga que´não é tão dificil assim... eu não sei. Amo estar viva. Quero viver. Mas dormir todos os dias pedindo a Deus para acordar e ser forte para caminhar mais uma estrada, matar mais um leão... esse esta difícil...

    Mas vamos continuar vivendo... Vale a pena ser feliz!

    Beijos, minha bichinha.
    Eu

    ResponderExcluir
  3. Pois. Sim, sou eu (rs). "Fezes" tempo que não leio ou escrevo nada. Desculpe o "trocadalho" mas meu sentimento de culpa e inutilidade literária "tá grande pra carilho".
    Está difícil, é verdade. É muita coisa para fazer, pensar, muito lugar para ir. Apesar da complexidade e quantidade das coisas que temos que lidar, acredito que o problema mora na natureza destas coisas. Mesmo no tempo da carroça eu tenho a impressão que a vida era itensa também. Se por um lado a carroça passava por pastos verdes, imagine se você ficasse menstruada no meio da viagem de duas horas...? E olha que nem mencionei os peidos do cavalo ou o cheiro das fezes pelo caminho... De qualquer forma acho que "lá nos antigamente" pelo menos as preocupações eram mais orgânicas, se é que me faço entender, e eu sempre simpatizei mais com essas...
    Independente do tempo ou lugar, tenho certeza que sempre foi intenso simplesmente porque nossa inteligência é intensa. Nossa cabeça não para e não é no mundo que teremos descanso. Só há um lugar para procurar descanso (nessa hora você se pergunta - Esse imbecil vai me mandar meditar agora???), no nosso próprio mundo, oops, digo... consciência. É apenas nesse universo que habitamos, é o único que eficientemente entendemos (pelo menos tentamos). Vale lembrar que descanso não é a melhor palavra neste caso, visto que ela denota pausa. Será que precisamos mesmo de pausas? De NADAs? Quem quer pausar felicidade? Trocar mau por bom me soa melhor, pelo menos não me soa impossível como a pausa.
    É necessário refletir naquele lugar que chamamos de... É... Ah, onde habita nossa alma.

    Bjs de quem tenta retomar o ... Ah, você entendeu.

    André

    ResponderExcluir
  4. Quando penso nessas coisas, me lembro do mar. No vai e vem, que me parece uma pausa.
    Mas tem sido difícil chegar no mar...
    Não nos damos tempo para não pensar, a sociedade da informação constante não nos deixa simplesmente olhar pro vazio. Tem sempre uma tela na nossa cara, uma música estridente nos nossos ouvidos, algum angustiado gritando...
    E dentro de nós grita a voz pedindo para parar.
    "PARE O MUNDO QUE EU QUERO DESCER!"

    ResponderExcluir
  5. HOJE EM DIA VIVER É COMPLICADO, SOBREVIVER É MAIS COMPLICADO AINDA, NO ENTANTO VAMOS PENSAR QUE DE CERTA FORMA, PASSAMOS POR ESSA VIDA PARA EVOLUIR.

    ResponderExcluir
  6. Tati, a ideia transmitida é totalmente verdade! Viver todos os dias é muito cansativo mesmo, mas ja que nao temos o botão do off/nada ou até temos e talvez nao saibamos como usa-lo, o melhor é tornar a vida menos pesada possível.Acho que a solução esta nas pequenas coisas, que cada um sabe o que é. Essa historia de meditação, definitivamente, nao é pra mim. Quando penso menos, to pensando que estou pensando em nao pensar em nada!!rsrs Hoje estou feliz, to revivendo o momento mais magico da minha vida, revivendo o dia que escutei aquele chorinho pela primeira vez, e que amanha fazem dois anos onde sinto que minha vida fez sentido de verdade. To revivendo o dia que deixei de ser apenas eu, pra ser mãe!
    Um beijo enorme com muita saudade

    ResponderExcluir
  7. Querida, como me emociono com suas palavras. E como fico orgulhosa de te ver brincar com elas, com intimidade e leveza. Saudade, amiga! Adorei o texto e me senti muito mais próxima de ti, através dele.
    Vamos acender velas para amar e para a leitura! Essa idéia aconchega.
    Te amo!
    Bjo
    Bru

    ResponderExcluir
  8. Tati, querida! Saudades!
    Você sabe disso, que na vida as vezes é melhor colocar o carro em "piloto automático" do que apertar o acelerador, ou se preferir, "frochá o cabresto" do que chicotear o burro!
    Bjs procê e pras meninas!

    ResponderExcluir
  9. "Não fuja do nascimento e da morte
    Apenas observe profundamente suas formações mentais
    Quando a verdadeira natureza da interdependência é vislumbrada,
    A verdade da inter-existência torna-se evidente"
    Thich Nhat Hanh

    ResponderExcluir
  10. Tati querida!

    Penso que viver bem nesse planeta terra pode sim ser considerada uma arte! Principalmente por todas as barbaridades que vemos por aí todos os dias.... e ainda existe a televisão que nos obriga a ver ou ouvir coisas horríveis. Ela bem que podia nos ajudar mostrando na maior parte do tempo coisas boas que nos fizessem refletir a aprender com o exemplo do próximo a ser melhor!!!! Afinal estamos aqui pra aprender isso né?
    Porém embora existam todos esses contratempos por aqui em nossa terrinha uma coisa é certa, nosso estado de espírito ajuda muito pra qualidade no nosso pensar, do nosso sentir e consequentemente do nosso viver e uma boa meditação com certeza ajuda quando entramos em contato com o lado divino da vida que não se parece nada com a trivialidade do nosso dia-a-dia!
    Vamos continuar tentando, um dia de cada vez! E quando a gente conseguir teremos finalmente alcançado nosso lado divino de SER!!!!
    beijusssssssssssss

    ResponderExcluir
  11. Como a mente humana tem um imenso desejo de saber, de compreender e de controlar, ela confunde opiniões e pontos de vista com a verdade. A mente afirma: "as coisas são exatamente assim". Você precisa ir além dos seus pensamentos para perceber que, ao interpretar a "sua vida" ou a vida e o comportamento dos outros, ao julgar qualquer situação, você está expressando apenas um ponto de vista entre muitos possíveis. Suas opiniões e pontos de vista não passam de um punhado de pensamentos. Mas a realidade é outra coisa. Ela é um todo unificado em que todas as coisas se interligam e nada existe em si e por si. Pensar fragmenta a realidade, cortando-a em pequenos pedaços, em pequenos conceitos.
    A mente pensante é uma ferramenta útil e poderosa, mas torna-se muito limitadora quando invade completamente a sua vida, impedindo você de perceber que a mente é apenas um pequeno aspecto da consciência que você é.
    A sabedoria não é um produto do pensamento. A sabedoria é um profundo conhecimento que vem do simples ato de dar total atenção a alguém ou a alguma coisa. A atenção é a inteligência primordial, a própria consciência. Ela dissolve as barreiras criadas pelo pensamento, levando-nos a reconhecer que nada existe em si e por si. A inteligência une a pessoa que percebe ao objeto percebido, num campo unificado de percepção. É a atenção que cura a separação.

    ResponderExcluir
  12. Oi, querida Tati!
    Se você reconhecer, mesmo esporadicamente, que os pensamentos que passam por sua cabeça são meros pensamentos; se você conseguir se dar conta dos padrões que se repetem em suas reações mentais e emocionais, é sinal de que uma dimensão mais profunda de consciência está emergindo. E ela é o espaço interno em que o conteúdo de sua vida se desdobra...
    Por isso, não leve seus pensamentos muito a sério e se dê "a pausa de tempo que dure um pouco mais do que uma respiração profunda..." Quem sabe, nesse momento, vc seja a pausa que a une com a eternidade... mesmo que passageira!
    Bjs amorosos,
    Beth

    ResponderExcluir