06 dezembro 2011

Eu já tenho


Outro dia olhei para o meu pé e me dei conta de uma certeza avassaladora: eu já tenho um joanete.

Eu já tenho manchas brancas na pele. Brancas e beges. Daquelas que as velhinhas alemãs têm aos montes.

Eu já tenho varizes nas pernas.

Eu já tenho manias.

Mania de tomar chazinho antes de dormir. Mania de passar creme no cotovelo antes de dormir. Mania de dormir na frente da tv.

Surdez eu sempre tive. Isso não é novidade. A novidade agora é colocar o papel bem longe para ler. Isso eu acho graça. Ria da minha mãe quando ela fazia isso e ria. Agora sou eu que posso rir de mim mesma. E olha que eu já tenho um óculos para perto.

Eu já tenho uns cansaços esquisitos, uma dor no joelho misteriosa e uma câimbra na costela esquerda desde a última gravidez.

Eu já tenho rabugices. Detesto quando os homens da minha casa fazem xixi e não fecham a tampa de volta. Me irrito quando abro a geladeira e não tem água gelada nas garrafas, mesmo não gostando de tomar água gelada. Reclamo baixinho sempre que posso. Resmungar é uma rabugice deliciosa de fazer.

Eu já tenho muitas histórias para contar que aconteceram há mais de duas décadas. Tá. Há mais de três. E isso de vez em quando me assusta.

Eu já tenho rugas nos olhos.

Eu já tenho filhas que me aconselham, sobrinhos que namoram e uma avó que nunca mais lembrou de mim.

Eu já tenho cabelos brancos. E levo um susto cada vez que o cabelo ruivo cresce e eu me dou conta de que não sou ruiva e no meu couro cabeludo mora uma grisalha que eu nem conheço.

Eu já tenho isso tudo e nem fiz quarenta anos.

para Renata Pivatelli
minha amiga querida e futura geriatra.

9 comentários:

  1. Ai meu Deus...eu tambémmmm!!!!
    Lindo querida!
    bjkas
    Léia

    ResponderExcluir
  2. Engraçado... outro dia estava me olhando no espelho quando me dei conta da barriguinha "levemente acentuada"... Sei que ela nunca mais vai voltar ao tamanho original.
    Depois me dei conta dos cabelos brancos que insistem em nascer na cabeça, no peito, barba e bigode... sem contar nos pelos nas costas. Isso é horrível!!!
    E quanto aos pelinhos no nariz, que crescem frenéticos, numa velocidade incrível? Surreal... trato logo de arrancar todos com a mesma velocidade em que crescem.
    E por falar em velocidade, sinto-me cada vez mais lento. Já não tenho o mesmo pique de outrora... o que me faz perceber que estou ficando velho. Cheio de dores, "ites" (rinite, cinosite, entre outras tantas), manias e ainda assim cheio de vida e amor pra dar.
    E olha que ainda nem cheguei aos 40.

    ResponderExcluir
  3. Como vc é linda Tati! Adorei! Beijos amada, saudades Iane

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! E a esquisita sensação de que envelhecer não traz a última pecinha do quebra-cabeça que nos daria o sentido de tudo?
    É de pirar!
    Bjs
    Liu

    ResponderExcluir
  5. ah, o corpo pra mim é como um mapa,
    desses que a gente compra pra se
    entender numa cidade,
    eu gosto de mapas que foram manuseados,
    que tem manchas do tempo,marcas do abre e dobra.
    não gosto de mapas lisinhos, aqueles que
    ainda ninguém consultou, aqueles que ficam aguardando quem vai comprá-los.
    também não gosto de mapas rasgados,
    aqueles em que não dá pra ler mais nada...

    ResponderExcluir
  6. Eu tb já tenho varizes e olha que ainda não cheguei aos 30... rs. beijos, lili.

    ResponderExcluir
  7. Eu também já tenho isso tudo e algumas coisinhas mais. Mas, em compensação eu já tenho idade bastante pra ter uma filha que escreve maravilhas que me fazem pensar na minha própria vida, tenho outra que cuida de mim como nenhum médico jamais cuidou, com suas mãos mágicas e suas agulhas transformadoras, e tenho netos e netas que estão se tornando as pessoas mais extraordinárias que eu já conheci! Valeu ficar velhinha só pra ver isso tudo. E olha que eu nem cheguei aos 70...
    Mami-Vovó

    ResponderExcluir
  8. A mamy esqueceu de uma coisa:
    ela tambem tem outra mania, ela tem mania de por paninho em tudo!
    Bjo, Clara <3

    ResponderExcluir
  9. Pois é, de já em já vamos vivendo! bonito texto,
    bj
    Paulo (amigo da mariana)

    ResponderExcluir