31 janeiro 2012

Ensaio sobre a Sangueira



TPM só pode ter sido um mecanismo diabólico inventado por Deus. Um plano maquiavélico que Ele tinha em mente, para fazer a gente virar o mundo do avesso todo mês. Ele sabia que o mundo precisava disso. Que geralmente é no avesso que está o direito. E obviamente que Ele sabia também que só a mulher podia dar conta desse serviço.

Desde a adolescência até a velhice, nós mulheres somos induzidas mensalmente a fazermos um pequeno mergulho no abismo de nós mesmas. Somos violentamente conduzidas por uma orquestra afinada de hormônios que nos fazem viver a seu bel-prazer. Quando é o estrogênio que manda, ficamos poderosas. Lindas, exalando sensualidade, com a libido à flor da pele, felizes e bem dispostas. Uma beleza. A natureza quer que a gente procrie. E faz a gente arrepiar no calçadão. Depois que passa o período da ovulação e a natureza se dá conta de que não houve nada de novo no front, traz de presente o período das trevas. A progesterona manda e a gente chora. O tempo todo, por qualquer motivo. De divas passamos à categoria de trapinho velho.  Ficamos tristes, sombrias e inchadas.

É real. A coisa toda é muito real. E o pior é que o assunto está para lá de batido. Todo mundo já falou sobre. Já discutiu sobre. E mesmo assim, a gente continua passando pela mesma história todo mês, sem descanso, sem pausa, se sentindo no mínimo injustiçada. Porque nada do que foi dito, nada do que foi escrito, aplaca a dor da incompreensão do nosso processo. Pelo menos, nos dias de hoje, nessa sociedade em que vivemos.

No tempo em que o homem vivia mais próximo da natureza e dos seus ciclos, a menstruação nas mulheres era coisa respeitada e reverenciada. Pela tradição indígena, por exemplo, uma mulher em seu ciclo lunar era considerada pela tribo, uma mulher em estado absoluto de graça. Ela tinha permissão de se recolher à Tenda da Lua e se isentar de todas as tarefas domésticas, como cozinhar e cuidar de seus filhos. O Tempo da Lua era considerado um tempo sagrado da mulher, quando ela recebia as honras por ser a Mãe da Energia Criativa. Durante esse ciclo ela deveria se libertar das energias antigas que seu corpo vinha carregando e se preparar para a religação com a fertilidade da Mãe Terra, aquela que ela seria portadora no próximo mês. Nossos ancestrais sabiam o quanto era importante dar espaço para que cada mulher pudesse se aprofundar em si mesma em seu espaço sagrado durante esse período. Afinal, eram elas as mães da tribo. Eram elas que davam continuidade à nação. Eram elas que abrigavam em seus ventres os sonhos de toda uma geração. Por isso, nada mais justo que em seu período de Lua, elas apenas descansassem.

Agora me digam, onde é que cabe essa coisa linda e respeitosa às mulheres hoje em dia? Se elas próprias estão tão distantes de sua sabedoria feminina? Hoje o que a mulher vive em seu período da Lua é um verdadeiro massacre da serra elétrica. Porque passa pelo processo tendo que disfarçar tudo o que sente. É um achatamento da sua natureza. Ela quer se recolher e não pode. Quer ficar quieta e não pode. É daí que nasce sua tristeza. Aquela que se transforma em melancolia. Até ultrapassar todos os limites e ver sua melancolia se transformar numa irritação profunda. Que não precisa de nada para virar uma raiva colossal do mundo e de todas as coisas vivas sobre ele. É complicado. Mas é verdade.

Nada do que vivemos é inventado. O que acontece é físico. Eu mesma vivi uma prova concreta disso no mês passado. Estava trabalhando num texto complexo e a coisa ia toda muito bem. De repente, um dia eu acordei e sentei para escrever. As palavras não se encaixavam. As idéias, que antes se concatenavam com tanta facilidade, agora tinham virado um grande mar de pensamentos confusos. Eu pensei: meu deus, o que é que tá acontecendo comigo? Olhei no calendário e batata. Tinha acabado de entrar no meu período pré-menstrual.

E os transtornos físicos que o corpo passa? A gente sofre e não reclama porque senão é chamada de fresca. Dor de cabeça. Indisposição. Inchaço. Cólica? Ah, isso é besteira! Toma um antiespasmódico e pára de reclamar! É igual gripe, todo mundo tem, é um horror mas ninguém respeita o mal-estar que se passa. Afinal de contas, é só uma gripe. Como assim é só uma gripe? Como assim é só uma TPM?

O Tempo da Lua é um desafio para a mulher. Todo mês ela entra em contato com o seu mundo interno porque os hormônios forçam esse contato. Eles manipulam essa necessidade para que a mulher, ao não fecundar nenhuma vida, possa ter a oportunidade de renovar a sua própria vida e regenerar seu corpo. É um rito de amadurecimento. Uma passagem que ela faz, todos os meses, pelo mais sombrio e profundo dela mesma. E é por isso que eu não entendo, mesmo com toda a dificuldade, o que faz uma mulher, um dia, resolver ir contra a sua natureza e não menstruar mais. Geralmente os motivos são sempre os mesmos: falta de paciência com o mal estar provocado pelo ciclo e nojo de seu próprio sangue. As mulheres que fazem isso assinam o divórcio com o seu feminino. E isso é uma pena. Porque ao se desconectarem de quem são, imediatamente condenam o mundo a um desequilíbrio energético colossal.   

Por mais triste, confusa, inchada e irritada que eu fique, eu não abro mão de ser quem eu sou. Não abro mão de entrar em contato com essa força. E entender que é nesse período que eu vou ter a chance de ouro de ouvir o que meu corpo tem a dizer, o que as minhas sensações podem traduzir de mim mesma. É justamente nesse caldo de sangue que a minha sabedoria vai transmutar tudo aquilo que a minha consciência não conseguiu entender ao longo do mês.
  
Deus tinha mesmo um plano diabólico para nós mulheres, quando inventou a menstruação. Era justamente nos lembrar, mês a mês, que a força do mundo não está nas mãos de ninguém. Está no ventre das mulheres. Toda as vezes que ela decide ou não, fecundar o mundo. Ave Eva!

23 comentários:

  1. Maravilhoso, a começar pelo título: amei!

    Red is beautiful!

    Beijos,

    Ana Gibson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana querida! Tomei a liberdade de parodiar Saramago, a quem admiro profundamente. Seja sempre bem vinda, companheira de jornada feminina! Beijos.

      Excluir
  2. BÁRBARO!!!!!!! Textotítulocaldo, tudo bárbaro! Loveyou minha linda! Muitas beijocas, saudissimas, Iane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iane... que saudade que eu sinto de você! Quando vamos nos ver? Textotítulocaldo foi muito bom! Tá tudo ali, misturado no mesmo ventre! Hahaha Beijo lindeza!

      Excluir
  3. Amei Tati nunca vi alguém falar do assunto ciom tanta naturalidade, sabedoria e beleza. Lindo Lindo!!

    ResponderExcluir
  4. Lindo, Tati. Nos que somos maes de filhas temos a missao de passar toda essa linda sabedoria do feminino. Muita gente fala e escreve sobre a TPM, mas esquece de mencionar o mais importante, a razao de toda essa montanha russa que nos vivemos mensalmente. Seu ensaio e um presente! Ritinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ritinha, lembra o quanto já falamos sobre isso lá nos nossos grupos de lobas? É isso mesmo, nós que somos mães de pequenos ventres, precisamos prepará-las para o mundo. Viva o feminino! Quando você vem ao Brasil nos dar o ar da sua graça? Muita saudade sempre. Beijos!

      Excluir
  5. Em defesa da TPM! Devo pedir desculpas a minha amada depois de ler... rs
    Bjos, Tati!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah garoto! Saudade de ti meu amigo padeiro! Primeiro homem a comentar... quanta honra! Augusto, por todos os textos maravilhosos que escreve, nem vem, a gente sabe que você é um dos poucos homens nesse mundo que entendem pelo que passa sua amada. Só que agora talvez você tenha entendido um pouco melhor o porquê. Que delícia a sua visita. Venha sempre. Beijos!

      Excluir
  6. Tati, o texto é muito bacana, e o titulo está demais...Só tenho a lembrar que em muitos casos essas mulheres que não mentruam mais muitas vezes não optaram , e sim alguma condição fisica maior e potencialmente mais graves a fazem ter que aceitar a opção da amenorreia. E elas não deixam de passar pelo ciclo hormonal, e continuam sentindo todos os desconfortos dessa fase, somente não sangram mais.
    bjs amiga Rê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida! Sim eu sei, mas eu só me refiro às mulheres que fazem isso por escolha. E é desse distanciamento do feminino que eu falo. Conheço uma pessoa muito próxima que tinha feito essa escolha. Ela não menstruava porque não queria entrar em contato com as questões que surgiam. Nem as físicas, nem as emocionais. Bastou ela olhar um pouco mais de perto para o seu feminino sagrado, que voltou atrás na ideia e hoje honra sua menstruação. Foi um processo incrível de transformação. E essas que não tem escolha, que possam passar por seus processos com sabedoria. Sempre. Um beijo Rêzinha, e obrigada por seu comentário.

      Excluir
  7. é facil falar e julgar sem saber de um porquê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, engano seu. Não é fácil falar sobre esse assunto. E não há intenção de julgamento. Em absoluto. O que há sempre é um desejo enorme de tentar entender justamente o porquê das coisas.

      Excluir
  8. "É justamente nesse caldo de sangue que a minha sabedoria vai transmutar tudo aquilo que a minha consciência não conseguiu entender ao longo do mês."

    É por aí, Tati, a cada mês, todo esse ciclo por que passamos nos renova e liberta. Muito bom!

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida! Pois é. O negócio todo é a gente ter calma para conseguir passar por tudo isso com a elegância da sabedoria! Ahow! Beijos!

      Excluir
  9. Oi amada, adorei! A gente vive mesmo numa sangria desatada!rsss. E hoje a gente pode observar tantas disparidades, pois àquela que buscou tanto espaço (até queimou sutiã) hoje quer deixar de ser mulher, ou ser apenas meia mulher! A mulher intuitiva, dotada de sabedoria e instintos abriu mão de muitas facetas da sua própria natureza. E muitas vezes por abrir mão de uma dor ou desconforto físico momentâneo deixa pra trás o porquê de estar aqui. A mulher de hoje quer ovular e não menstruar, nem engravidar, e quando fica na menopausa continua reclamando e se entope de remédios pois percebe como é não menstruar para o seu corpo, quer engravidar e não quer parir, quer ter um filho e não quer ser mãe (cuidadora). O que as pessoas da idade da internet tem de diferente das da idade da pedra é que tudo tem seu preço, o nosso corpo não é um computador, temos ciclos, a natureza tem os seus também, e somos seres naturais!!! Temos a capacidade de criar o que quisermos, e nosso útero nos diz isso todos os meses, é a parte do nosso corpo que nos diferencia, deixá-lo inativo é até mesmo um pecado. E assim como você, minha querida, todos os meses eu tenho vontade de "estrangular alguém"(TPM) e quando menstruo mergulho fundo em muitas questões minhas, me recolho, agradeço pelo meu corpo funcionar tão bem e jogar para fora o que não me serve mais. E quando li o seu texto, pensei, primeiro ela tá na TPM, e segundo ela tirou as palavras da minha boca, ou os pensamentos da minha mente...
    saudades
    bjs
    Micka

    ResponderExcluir
  10. Amiga querida... obrigada pelo seu depoimento! Como é bom saber o que cada um sente... Sabe que eu adoro você de TPM!? hahahaha aprendo muito! Um beijo enorme. Seja sempre bem-vinda!

    ResponderExcluir
  11. Oi Tati, finalmente consegui parar, respirar e visitar... Amei! Belo texto! Tem gente que não faz idéia do que é uma TPM, eu mesma sempre enchi a boca pra dizer que nunca tive TPM, sempre achei coisa de "mulherzinha" e não é que depois dos 30 ela apareceu e eu pude ver que não é bem assim... E hoje, com seu texto pude entender um pouco melhor este processo... A gente se cobra demais, se priva até de ter TPM, não pode ser assim, se é natural que venha! Viva a TPM!!! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Bianca, querida! Seja bem vinda! Que bom que pelo menos você foi poupada pela Mãe Natureza alguns anos da sua vida! hahahaha Muito bom te ler aqui. Venha sempre. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. A TPM, assim como a menstruação em si, não tem nada a ver com Deus, que na verdade não tem nada a ver com nada. Nosso planeta tem 5 bilhões de anos e antes de nós vieram muitos seres, mas muitos seres mesmo.

    Para o tema eu sugiro o mergulho na obra do Dr. Elsimar Coutinho, que defende a tese da não-menstruação.

    Na verdade, a menstruação nada mais é do que a reação do corpo à interferência dos nossos hábitos contraceptivos. É o corpo reclamando que não cumpriu seu ciclo de ovulação. Então, na verdade, não tem nada de natural, muito pelo contrário.

    E nisso, segue tb a TPM, uma tortura desnecessária.

    A obrigatoriedade da menstruação une-se ao mito da virgindade, do sexo frágil, e de tantas outras teorias que nada mais são do que um longo e histórico processo de dominação machista.

    Você como uma mulher de pensamento libertário deveria se informar mais sobre o assuto.

    Ou você já viu uma loba menstruar?

    BJS E QJS

    ResponderExcluir