24 janeiro 2012

O batismo cósmico

Foto de Patricia Mendes

Há muito, muito tempo atrás, quando esse meu corpinho ainda tinha dezoito anos, eu resolvi que queria ser atriz profissional.

O teatro era a minha vida. Meu oxigênio. Minha razão para estar no mundo. Eu nutria pelo palco uma paixão visceral e dramática, exatamente como mandava o figurino de uma atriz do porte que eu sonhava em ser: uma Sarah Bernhardt brasileira. Então, a primeira correção que precisava ser feita em mim mesma era justamente meu nome.

Tatiana de Lima Monteiro? Mas isso não era nome de diva. Lima Monteiro não me parecia sonoro, nem impactante. O Tatiana era bom. Mas o que eu precisava era de buscar um sobrenome artístico que fosse diferente de todos os nomes que estivessem por aí. Algo que fosse especial. De preferência que começasse com a letra T. Nada mais glamouroso do que um nome e um sobrenome começando com a mesma letra, como Marilyn Monroe, por exemplo.

Telink.

Foi quando nasceu o Telink. Idéia de Dona Irene, minha mãe visceral e dramática, que sempre adorou colocar lenha na minha fogueira criativa. A doninha pegou o nome da já famosa escritora russa Tatiana Belinky e fez um furdunçozinho bem singelo para encaixar o meu desejo de ser diva ao meu nome de registro.

E por um bom tempo a coisa deu certo. Trabalhei profissionalmente durante anos com esse nome. Conheci muita gente e muita gente hoje me conhece por Telink. A coisa foi tão forte que se a gente “der um Google” no sujeito, se surpreende com a quantidade de notícia que existe numa coisa que foi inventada.

A questão toda veio depois. Um dia coloquei filhas no mundo e isso mudou muito meu jeito de ver o mundo. Larguei o teatro e passei a nutrir uma paixão visceral e dramática por elas. E foi a partir dessa paixão que a escrita nasceu na minha vida. Há muitos anos escrevo sob o pseudônimo de Tatiana Telink. Mas por mais que eu escreva com amor e dedicação, por mais leitores queridos que eu tenha, há muito tempo tento me sustentar com esse ofício e simplesmente não consigo.

Foram precisos vinte anos para que eu caísse no colo de uma taróloga maravilhosa que me disse com compaixão, uma coisa simples, mas avassaladora: É querida, talvez como Tatiana Telink você não consiga chegar muito longe, sabe por quê? Porque essa pessoa não existe. Tudo que o destino traçou para você está no seu nome de registro.

“O que não é reconhecido, não é celebrado. E o que não é celebrado, acaba saindo da sua vida” disse ela.

Naquele momento, um milhão de fichas caíram na minha cabeça. E eu compreendi que a Tatiana Monteiro que havia sido deixada de lado todos esses anos, precisava renascer. Que eu precisava honrar o nome que tinha recebido dos meus pais e que ele carregava nada mais nada menos, que toda uma linhagem sagrada de ancestrais que me apoiavam e me ajudavam na jornada da minha vida.

E é por isso que eu resolvi escrever esse texto hoje, o primeiro a entrar no blog em 2012. Porque precisava sacramentar esse batismo cósmico em mim mesma. E ver renascer meu lindo e forte nome Tatiana Monteiro - de registro burocrático na Terra e espiritual no Cosmos - e ver se eu consigo de uma vez por todas dar um jeito de me sustentar financeiramente nesse estranho e incoerente mundo dos homens.

Tatiana Telink, minha querida
Eu te agradeço por toda as histórias que trilhamos juntas nessa vida. Por tudo aquilo que aprendemos. Mas agora eu preciso deixá-la ir para que eu possa colocar no lugar certo a minha verdadeira identidade. Reconhecer meu nome para que ele encontre a força da minha própria voz. E que eu possa com isso finalmente honrar o destino que vim cumprir nessa vida.

Que todos os caminhos de prosperidade e abundância se abram meu Deus do Céu!

Seja bem vinda Tatiana Monteiro. O corpinho já não é mais tão jovem, os sonhos já estão meio gastos, mas eu tenho certeza que a alegria continua a mesma. E a esperança... ah essa daí eu tenho de sobra. Devo ter trazido no DNA da minha família querida. A Lima Monteiro.



para Heloisa Espósito
 a taróloga maravilhosa.

24 comentários:

  1. TATIANA MONTEIRO,
    que presente lindo você é em minha vida.
    temos que fazer esta fogueira aqui!!! rs
    emocionada com este seu batismo cósmico !!!
    vou compartilhar no meu mural, tá?
    beeeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simonetta, meu tesouro
      Você também é um presente na minha vida. Te leio e me emociono contigo todos os dias. Estamos juntas, querida, nesse caminho da vida. Um beijo

      Excluir
  2. O corpo, a mente e o espirito precisaram amadurecer para sustentar, com sabedoria, esta mulher chamada Monteiro!!!! Feliz Ano Novo! Que sua jornada seja puro amor e paz...

    ResponderExcluir
  3. Que venha esta linda mulher, mais linda e poderosa ainda!
    Muitos beijos e meus maiores e melhores votos de sucesso. Sua fã de carteirinha, Iane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iane, amada! É uma benção ter você impressa aqui! Um beijo e um abraço apertado, lindona.

      Excluir
  4. Bem vinda de volta Tatiana de Lima Monteiro! Emocionante teu relato, tua escrita. Escreve escreve escreve!! a gente gosta. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você aí de Bariloche! Um abraço apertado! Escreve também as tuas andanças... a gente gosta. Beijos!

      Excluir
  5. Adorei amada!!
    Quando fiz a "mudança radical" na minha vida, deixando o Jornalismo e indo dar aulas de Hatha Yoga e trabalhar com Arteterapia, resolvi deixar a "Mariana Monteiro" descansar e incorporei o meu último sobrenome , o "Soares". Muita coisa mudou, mas a essência permaneceu a mesma. Ou não?!
    Queria compartilhar isso grande Tatiana Monteiro, nome forte, vai longe!!
    abraço carinhoso, Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Soares também era seu, né Mari? De alguma forma, a gente tomar propriedade da gente mesmo acaba fazendo muita diferença... só hoje tô podendo entender isso. Mudanças radicais são um salto no abismo, mas quanto prazer pode haver nesses movimentos! Saudade de você, querida. Bom demais te ter por aqui. Beijos!

      Excluir
  6. Feliz 2012, 13, 14, 15..., Tatiana Monteiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para nós, minha amiga! Amor e saúde para nós e para nossa cria deliciosa! Como é que vai o Bento? Beijo de saudade!

      Excluir
  7. Agora sim!! Sempre disse isso.. lindo relato e uma bela homenagem pro pai pai.. bjcas e sucesso sempre! Re

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rê querida! Quantas vezes você disse isso meu Deus, eu bem sei. Por que tem coisa que a gente só aprende assim, na marra da vida? Obrigada por vir sempre. Um beijo de amor.

      Excluir
  8. Ai, q lindeza! Amei saber da sua história, tão bem contada!
    bjos,
    Liu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liu, querida. Você sempre aqui pertinho... te agradeço por cada mensagem, sempre. Essa é a minha vida! hahahaha um beijo flor!

      Excluir
  9. Tati minha querida, que texto mais lindo! Adorei! Seja bem-vinda Tatiana Monteiro, que sempre conheci assim por ser filha da queridíssima Irene Monteiro. Beijos saudosos, Ana (sua eterna guia...)
    P.S. Por favor me passe o telefone da taróloga maravilhosa... Adoro tarô!

    ResponderExcluir
  10. Ana Maria, quanta saudade de você minha querida! Engraçado você falar isso... minha mãe é Monteiro mas não de origem. Esse é o sobrenome do meu pai. Que ela pegou para si quando casou. Já está separada há mais de trinta anos e continua Monteiro. : ) São as nossas escolhas! Sim, vou te passar o telefone da Heloisa por mensagem Ana. Ela é muito especial. Seus filhotes estão bem? E sua mãe? Beijos, querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Batismo Cósmico?! Que maravilha!
      Se o batismo é um rito de passagem que expressa o renascer do espírito... que o poder do seu nome possibilite o seu renascer manifestado com exuberância, graça, beleza e alegria, minha amada! E que renda abundantes e saborosos frutos!
      Bjs carinhosos,
      Beth

      Excluir
  11. Beth, minha querida. Você faz parte de todo esse incrível processo de amadurecimento e descoberta. Tenho muita gratidão por ter você lado a lado comigo na jornada da minha vida. Beijos carinhosos para você também Beth Bear!

    ResponderExcluir
  12. Tambem vou mudar meu nome para Tatiana Monteiro!!!
    Muda o seu para Tiéle Monteiro...

    bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha anônimo, nem vem... isso é coisa de Adalberto! Te amo cunhado! hahaha

      Excluir
  13. Oi Tati
    sabe que também tenho uma questão com o meu(s) nome(s): Bia / Maria Beatriz ou Beatriz simplesmente? E recentemente ainda inventei um pseudônimo... Estaremos em caminhos inversos? Tomara nos encontremos no meio! Beijo grande da Bia :0)

    ResponderExcluir
  14. Que pseudônimo você inventou? Sabe, no fundo isso tudo é muito relativo. Veja o caso da Fernanda Montenegro... ela se chama Arlete na vida real, mas trilhou um caminho de muito sucesso com o seu nome inventado! : ) Tudo depende do que diz seu coração! Beijos, querida!

    ResponderExcluir