24 outubro 2011

Crônica de um caos anunciado

A pilha de roupas emboladas dentro do armário revela: aí vem um tempo de caos. É impressionante como sou previsível. Tudo parece bem na minha vida até que começo a perceber pequenas bagunças se acumulando nos cantinhos escondidos do meu dia-a-dia. É batata. Sinal de que a coisa por dentro não está nada boa. Lido muito mal com a bagunça. A falta de ordem é a denúncia do avesso. Gosto da ilusão de que a ordem é prima-irmã do controle. Se tudo está arrumadinho, quer dizer que tudo está bem.

Não faço idéia de como as pessoas consigam viver no caos. Na minha casa, por exemplo, não há um único item em desuso. Não guardo nada que não precise nem nada que esteja quebrado. Não tenho depósito e geralmente o alto dos armários está vazio. Não tenho apego a coisas antigas. Não guardo alguma coisa porque “talvez precise dela um dia”. Tralha é a antítese do equilíbrio. O inimigo número um do feng shui. Acho até bonita a coleção de inutilezas de Manoel de Barros, mas se ele fosse meu marido com certeza já teria lhe pedido o divórcio.

É por isso, e somente por isso, que em tempos de desequilíbrio interno, é meu armário quem me denuncia.

A coisa começa devagar. Na pilha de blusinhas. Antes muito bem dobradas e empilhadinhas, começam a ser guardadas de qualquer jeito e tamanho. As meias e calcinhas que antes pareciam gaveta de loja de lingerie, da noite para o dia, viram uma coleção de bolotinhas indefinidas. Os sutiãs se confundem com as meia-calças e uma saia que deveria ter sido colocada para lavar, passa a morar no lugar das bolsas. A gaveta de pijamas, outrora cheirosa, agora tem nela jogada um cinto, uma pulseira e uma escova de cabelo. Cheia de cabelos. Nos cabides, começo a pendurar coisas que são dobrar e as de pendurar, empilho. Amassando vestidos, calças e lenços. Os casacos de frio - lindos que estavam guardados por cores - vão se misturando e perdendo a identidade, mafuados no fundo do armário.

Até que a coisa degringola mesmo. E o caos de fora anuncia no grito a confusão de dentro. Já não encontro mais nada em questão de dias. Quanto mais o tempo passa, mais se percebe o grau da minha desconexão. E o que antes se podia desembolar com facilidade, se transforma por preguiça ou medo, num grande e complexo nó. Todos os cacarecos da casa foram parar dentro do armário. Sem me dar conta, estou entupida de questões até a última gaveta.

É nesse momento que chega a hora da faxina. Sem mais nenhum centímetro cúbico de espaço para guardar nada, é tempo de vomitar todas as meias sujas que deixei acumulando tristeza e confusão. Já perdi a conta de quantas vezes isso já me aconteceu na vida. Deixar se instalar o caos só pelo prazer de me achar de novo dentro dele. Brincadeira de gente grande.

Devo confessar que sinto muito prazer nisso. Nesse processo catártico-espacial. Esvaziar gavetas me recicla. Esvazio tudo. Todos os cantos. Todos os cabides. Deixo o armário pelado para me desnudar. E como num ritual de purificação, passo água de lavanda em tudo e recomeço do zero a pilha das blusinhas. Me desfaço da calça comprida que não me cabe mais. Separo uma caixa de doações para todos os trapinhos, que numa boa, não tem mais nada a ver comigo. Até mesmo aquela calcinha - aquela maldita que me dói o coração só de olhar – aquela que tem nela um amor grudado que eu preciso me desfazer... até essa não escapa da limpeza final.

Meu armário é o espelho mais fiel de mim mesma que eu conheço. E é por isso que se ele diz que é preciso desopilar cabides, é isso que eu faço. A gaveta de lingerie ficou vazia. Sinal de que preciso comprar calcinhas novas? Não, sinal de que meu armário está tentando me dizer que é hora de me abrir para novas histórias de amor.

Então tá. Quem sou eu para desobedecer meu alter-ego de seis portas.

15 comentários:

  1. Oi minha querida, tenho andado pensando nisso, e adivinha só o caos que está o meu, daquele jeito tipo o bercinho da Ísis naquela visita sua, preciso de muita terapia até colocar tudo em ordem!!!rsss. Mas vc é o meu alento, na verdade só de pensar que não é só comigo, me sinto melhor.
    bjs
    Micka

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati.
    Caraca, vc tem que mandar isso para vc "sabe quem" aqui de casa. hehe.
    Mas é isso mesmo. O caos da nossa cabeça acaba se revelando justamente nestes pequenos detalhes da nossa vida cotidiana.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Tati!!
    Adoro estes momentos de organização dos espaços escondidos atrás das portas! Desde que saí do trabalho, tenho feito arrumações maravilhosas aqui em casa, principalmente em gavetas e armários! E curto muito separar o que uso pouco, ou o que guardo para usar no dia em que emagrecer mais um pouco para doar! E também tenho o hábito de, sempre que compro uma coisa nova, desfaço-me de uma antiga, exatamente, para não acumular e para ter espaço para o novo.
    Beijo carinhoso,
    Lívia Caetano

    ResponderExcluir
  4. "Gosto da ilusão de que a ordem é prima-irmã do controle. Se tudo está arrumadinho, quer dizer que tudo está bem"... Hehehe...
    Ah, as ilusões! E pensar que muuuita ordem nos armários pode significar exatamente o avesso na vida...
    Que se abra o espaço para o novo na sua vida... e na gaveta de calcinhas!
    Bjs muitos,
    Beth

    ResponderExcluir
  5. AMEI...ME IDENTIFIQUEI TOTAL!!! BJS BJS E BJS
    SOU FÃ DO SEU BLOG, VIU!

    ResponderExcluir
  6. Esse post ficou incrível! Arrasou!
    Bjs
    Liu

    ResponderExcluir
  7. Começar, começar imediatamente!
    Essa gaveta aí deixa esvaziada, agora, por agora.

    Canta, canta uma esperança
    Canta, canta uma alegria
    Canta mais
    Revirando a noite
    Revelando o dia
    Noite e dia, noite e dia

    Te amo, Tatoca

    ResponderExcluir
  8. Caramba, Tati! Passei por um final de semana arrumando meus armários (interno e externo) e fui presenteada com sua crônica. Que maravilha! São os comunicados da alma selvagem...Ahow!

    ResponderExcluir
  9. Tati, sempre achei que do caos sempre nasce uma nova harmonia.gostei de confirmar minha percepção quando o cientista marcelo gleiser disse que as pessoas tem uma noção distorcida sobre o belo, se soubessem o caos que rola no universo para que possa nascer uma nova estrela,para que prevaleça uma nova harmonia....a questão a que a ciência se dedica hoje, ele disse, é descobrir esse mistério, como no meio de tanto caos acaba vencendo a harmonia.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Não vou poder fazer muitos comentários porque preciso dar uma arrumada nos papéis... nas gavetas do escritório (onde fica toda a sucata de que preciso pra arteterapia)... no armário de copos...
    Volto daqui a um ano ou dois...
    Mami

    ResponderExcluir
  11. Muito bom! Preciso sempre disso e muuuuuito para buscar meu equilíbrio. Perfeito o post, serve de empurrãozinho para todos. Obrigada : ) beijos

    ResponderExcluir
  12. Querida...
    Voce é única, depois da Martha Medeiros, por quem tenho verdadeira admiração, Tatiana Monteiro é minha inspiração!!!
    Continue assim, precisamos de suas palavras para melhorarmos nossos dias...
    Te adoro!!!!
    Neyde Mesquita

    ResponderExcluir
  13. Meu armário tb me denuncia, aliás estou há dias adiando a organização do meu... meu caos mais que anunciado está instaurado, rs.

    Beijocas, Lili.

    ResponderExcluir
  14. simplismente adorei !!! sou igual !!!!!!bjos

    ResponderExcluir