03 outubro 2011

Simpatia é Amor


Eu estava na fila do banco. Fila de banco geralmente é um lugar perigoso. Se você der mole, pode levar uma mordida de alguém. As pessoas, que estão sempre com pressa, na fila do banco estão insuportavelmente apressadas. Bufam de minuto em minuto a impotência de não poder fazer nada contra o tempo que corre e a fila que não anda.

Eu, que não sou boba nem nada, sempre levo alguma coisinha para ler. Não sei se para me entreter ou se para me salvar do mau humor do vizinho ao lado. A questão é que nesse dia eu estava lá na fila do banco e mesmo tendo em mãos um artigo interessantíssimo sobre formigas para ler, de tempos em tempos, levantava a cabeça para observar as pessoas. Se tem uma coisa que eu adoro fazer é observar as pessoas. Nos mínimos detalhes. E quando tenho tempo, ainda invento uma história para cada um. Pois bem. Nesse dia enquanto eu levantava a cabeça, a moça que tava na minha frente na fila, se virou e olhou para mim. Trocamos rapidamente um olhar e do nada - do nada mesmo – ela me abriu um sorriso enorme, desses que tem dentro um sol inteiro brilhando.

Aquele sorriso me derreteu. Inundou minha alma de um sentimento tão puro, tão profundo, que eu devolvi a ela o melhor sorriso que podia, o maior que tivesse no meu repertório de sorrisos. E naquela fração de segundos ficamos daquele jeito, trocando uma espécie de amor incondicional, que só existe em gente que tem a capacidade de amar dentro de peito.

De todas as qualidades do ser humano, simpatia ainda é uma das que mais me espanta. Tenho verdadeiro fascínio por gente simpática. Porque é tão genuíno. Tão gratuito. E ao mesmo tempo tão generoso.

Depois que a moça se virou, eu fiquei olhando de rabo de olho para ela. E pensando, o que faz uma pessoa ser assim? Educação? Índole? Temperamento? Será que as pessoas que são sempre simpáticas estão obrigatoriamente de bem com a vida? Não creio. Me lembro de uma vez ter ouvido um dos elogios mais sinceros que já ganhei na vida. Foi de um porteiro, o Luis. Ele disse assim: Dona Tati, faça chuva ou faça sol, está sempre sorrindo. Eu sei que tem dias que a senhora está triste. Mas mesmo triste, tem sempre um pouco de doçura para nos dizer bom dia. Quem agüenta com uma coisa dessas? O dia que ouvi isso do Luis tive vontade de chorar.

Acho que simpatia é uma coisa que a pessoa nasce com. Não é nada que se possa adquirir com o tempo ou moldar na própria personalidade por simples desejo. Simpatia é um dom. Uma dádiva concedida pela natureza que se espalha pelo mundo por absoluta osmose comportamental. O que faz uma pessoa assobiar na rua? Dar passagem para você entrar primeiro? Te abrir a porta do elevador - e mesmo que esteja no fim de um dia muito difícil, ainda assim - lhe dar um boa noite sonoro e verdadeiro? O que faz uma pessoa, mesmo sem te conhecer, te oferecer um sorriso ou uma ajuda para qualquer coisa que seja?

Simpatia que é prima da gentileza que é prima do amor. Tá tudo no mesmo pacote. Queria oferecer essa crônica àquela moça da fila no banco. Que eu nunca mais vou encontrar, nem sequer esbarrar. Mas que me ensinou profundamente o valor que a vida tem, quando a gente oferece ao outro, o sol que brilha dentro da gente.

13 comentários:

  1. tati!!! adorei!!! sou igual a ti, fico também inventando historinhas enquanto estou na fila e interagindo com as pessoas através de olhares e sorrisos, escancarados ou de monalisa... lendo o teu delicioso texto (como sempre) pensei que se eu fosse maestro, criaria, enquanto na fila, um coral de gente bufando: aíii, pessoal do final da fila, bufando grosso, os que estão chegando, bufando fininho, agora todo mundo junto.....ahê!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi minha carioca preferida... lindo isso... me fez lembrar de um episodio: um aluno, certa vez, chegou para mim e disse: professora, a senhora nao tem problemas!!! eu? nao?? como assim?? por que?? respondi.. (ou questionei).. é que a senhora está sempre sorrindo.. seus olhos ficam mais verdes quando sorri... nunca tera muitas rugas tambem...porque sorrir movimenta muitos musculos..
    ahhhh se esse menino soubesse quantas vezes entrei na sala dele com a alma e coracao em pedacos... chorando, gritando por dentro... mas valeu...abracei aquele menino e beijei. delicacamente...tentei nao chorar..mas ele percebeu que meus olhos ficaram sim mais verdes..cheios de lagrimas...de alegria..
    E esse menino me fez perceber que é isso ai.. nao tem coisa melhor que rir...sorrir...gargalhar..neste ultimo sou campea..kkkkkk
    bjss minha amada...lindo texto...continue inspirada assim...
    de sua galega de joinville

    ResponderExcluir
  3. Vai ver que a caixa acho você gatinha! kkk

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, isso comigo é bem comum acontecer... nao sou de ficar em filas, mas quando estou em qualquer fila tenho sorrizo p todos, e se for de dia cedo dou um bom dia e se for a tarde dou boa tarde ....

    hehehe bjs, bom dia e uma ótima semana p todos ...

    De La Torre ...

    ResponderExcluir
  5. Oi Tati!! Adorei seu texto! Também gosto muito observar as pessoas... E banco é um ambiente riquíssimo para esta prática!Teve uma vez, após uma longa fila, que o papo foi tão bom que conheci, me despedi e até abracei uma pessoa...É bom saber que neste mundo tão louco e corrido tem pessoas que se doam assim, gratuitamente.Cada vez que trocamos com as pessoas crescemos mais um pouco. Obrigada pelo texto!!!
    Bjs
    Camila

    ResponderExcluir
  6. Tati, lindo!!! Eu adoro sorrir, sempre, sempre....Mas nem todo mundo devolve com sorriso...já encarei cada carranca, rsrsr
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Tati! Você acabou de aquecer minha alma! Daria tudo para eu ter sido essa pessoa da fila, sabia? Ainda não nos conhecemos pessoalmente, mas consegui sentir a vibração dessa sua simpatia! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Tati, que bom que você está aí pelo mundo registrando de forma tão linda o nosso cotidiano. Cheguei a me transportar para o banco só para sentir esta simpatiamor. E senti mesmo porque conheço esse teu sorriso farto que envolve qualquer um. Sorria sempre. Djaala

    ResponderExcluir
  9. Tati, vc sempre inspirada e inspiradora!!! Amei o que li, amo saber que tenho vc por perto, que pude ter sua presença por algum momento na minha vida, momento este que ficou aqui guardado no coração, bjs linda, sempre sempre seja feliz!!1

    ResponderExcluir
  10. Amei, Tati!
    Quando a gente resolve viver com nosa alma, sempre encontra outra alma na janela de um olhar pra sorrir pra gente!
    Hihihi... pensei que só eu fosse maluquinha de ficar observando uns e outros a inventar historinhas... amei...

    ResponderExcluir
  11. Amei, Tati!
    Quando a gente resolve viver com nosa alma, sempre encontra outra alma na janela de um olhar pra sorrir pra gente!
    Hihihi... pensei que só eu fosse maluquinha de ficar observando uns e outros a inventar historinhas... amei...
    celia june/

    ResponderExcluir
  12. Amada! Bom seria se este texto se transformasse em livro! Quero mais!

    Simpatia é sabedoria... Sabedoria adquirimos com o Tempo... Eh compaixao em acao! E o prazer maior na vida: 'dar' (sem nem pensar em receber!!

    Te amo!

    ResponderExcluir