19 outubro 2011

Seres Marginais

Ele vinha solitário caminhando pela estação das barcas. Não parecia alegre nem triste. Nem disposto nem cansado. Vinha. E ninguém percebia sua presença. Estava ali, pelo simples acaso de existir, marchando em direção a lugar algum, provavelmente em busca da única coisa que lhe apaziguaria a alma: um restinho de comida qualquer.

Não sei por que que as pessoas têm tanta dificuldade de conviver com seres marginais. Não os marginais fora-da-lei, mas aqueles que estão à margem da sociedade. São sempre escorraçados. Mal tratados. Desrespeitados. E o pior é que no fundo, só desejam o ser e o estar invisíveis para justamente não incomodar ninguém. Coitados. Sempre incomodam.

Bom, mas nesse dia, a minha alma justiceira se inflamou na estação das barcas justamente por causa de um ser marginal. No caso, um pombo cinza desses que todo mundo não quer nem passar perto. O pobre estava quieto, lanchando seu biscoitinho num canto, quando veio um sujeito do nada e lhe deu um chute, sem dó nem piedade. Quando vi a atrocidade, saltei para cima do cara como quem parte em defesa de um filhote. Com o coração aos pulos, perguntei aos gritos pro malvado: “Vem cá, o senhor tá maluco? Enlouqueceu?” Ele tava com cara de quem tinha bebido. Com os olhos vermelhos, meio esbugalhados. Esquisito que só. Demorou um tempão para entender minha pergunta.

Mas eu não me intimidei. Fiquei ali parada em frente ao homem, corajosa e feroz, esperando qualquer resposta que fosse para o crime. Me sentindo o Robin Hood das aves. A Evita Perón dos despenados. Mas é claro que o cretino não conseguiu me responder nada. Ficou me olhando com cara de basbacão depois saiu resmungando uns palavrões até desaparecer na multidão.

Procurei meu amigo para ver se precisava de socorro mas o infeliz já tinha partido. Eles podem ser pacíficos, mas não são bobos. Sinceramente, o que é que leva uma pessoa a dar um toco num pombo? Provavelmente a mesma coisa que leva uma pessoa a colocar fogo num mendigo. Taí. Coitados dos pombos, são a classe-mendigo das aves. Tudo bem, eu sei que eles transmitem doenças e isso já está arqui-comprovado. Mas por isso a gente extermina a espécie feito barata? Trata os pequenos como a verdadeira escória avícola? E não é justamente o pombo o símbolo da paz?

Será que as pessoas sabem que os pombos tem uma perspectiva de vida na cidade de cinco anos e no meio da natureza de quinze? Será mesmo que elas acham que eles gostam de viver aqui e serem enxotados o tempo todo? Caramba. Aposto que ninguém sabe que os pombos são umas das únicas espécies de aves que formam um par a vida toda. E que quando vieram para o Brasil – eles são de origem européia, imagine – foram trazidos nos navios portugueses para serem servidos de alimento para a tripulação.

É minha gente, antes de ser considerado uma praga urbana, neguinho comia pombo ensopadinho, igual galinha. Acho-te uma graça.

5 comentários:

  1. oi minha carioca preferida... caramba!!! virou "macha"?? kkkk.. Evita dos despenados?? melhor dos "penudos"..kkkk parece que to vendo voce: olhar faiscante sobre o cara.. maos na cintura??? brincadeirinha a parte, grande verdade... mas pense no pobre coitado que chutou o pombo tambem..(nao que eu defenda o que ele fez, voce me entende)... mas... um bebado!! outra escoria da sociedade.. tal qual o tambem pobre pombo..(ambos comparados com a escoria (essa sim) de politicos corruptos, nazistas assassinos, pedofilos etc).. quem sabe esse cara nao foi chutado e descarregou no pobre pombo?? claro, nao justifica...voce me entende.... mas como ja tive participacao muitooo perto de um bebado que, muitas vezes, foi chutado... sei o quanto eles sao dignos de pena e raiva...
    Esse pombo nao poderia ter achado cumplice melhor..kkkk Tati: a defensora dos pombos e pombas do Rio...
    bjss...galega

    ResponderExcluir
  2. Tati, só vc mesmo pra comprar uma briga desta!!.. rs, pelo menos vc se posiciona.. boa!! bjs Re

    ResponderExcluir
  3. Difícil de se saber o que leva um ser humano a descarregar sua raiva num animal que é igualzinho a ele... Mas percebo que ele estava chutando a si próprio naquele momento e isso dói muito em mim... A verdade é que o desamor é muito fácil de ser exercido por quem não recebeu amor.
    Pobre pombo! Pobre homem!
    Mami

    ResponderExcluir
  4. Ai Tati...passei por uma situação semelhante...mas o autor do chute se justificou dizendo que o pombo não era inteligente, disse que se fosse, teria fugido...Respondi ao homem que o pombo era mil vezes mais inteligente que ele..
    Enfim...muito temos de evoluir...
    bjkas
    Léia

    ResponderExcluir
  5. Tati, não aprovo nenhum maltrato a nenhum bicho, mas na verdade verdadeira ODEIO pombos,
    por mim ficavam todos na Europa. rsrs
    Quando Miguel era pequeno iamos ao campo de são bento, e me dava arrepios ver aqueles bebes brincando com os pombos, olha q não sou aquela mãe fresca, mais sempre saia gritando, miguel sai de perto dos pombos. Por mim morriam todos, pronto falei rsrs Para mim são ratos voadores... e confesso q ja tentei envenena-los em bando, pena q não deu certo uahuha

    ResponderExcluir