17 setembro 2010

As Máximas da Clara III

Hora de dormir. Quarto escurinho, beijos de boa noite, chamego.
- Mãe, aqui entre nós duas, me explica uma coisa? Por que tem gente que chama o fiófis de cú?
Tive que me segurar para não soltar uma gargalhada e acordar Catarina.
- Ué, deve ser porque é uma palavra pequenininha e feinha, exatamente como ele é.
Dessa vez foi ela que gargalhou. Daquelas gargalhadas que ela dá e a veinha do pescoço pula de alegria.
- Eu sei que cú é palavrão, mãe... mas tem algum nome bonito para ele?
- Humm... ânus.
- Ânus é feio, mãe! Cú é mais simpático.
- Eu sei minha filha. Mas cú é palavrão. A gente não deve falar. É uma tremenda falta de educação.
- Cú não parece palavrão. Parece palavrinha...
Fiquei sem fala. Ela estava coberta de razão. Foi dali que ela começou sua pesquisa linguística antropológica.
- Sei, e qual o nome feio de pepeca?
- Vagina.
- Ah mãe, fala sério. Vagina é o nome técnico. Eu quero saber o palavrão mais horripilante...
Pensei um pouco. Não era justo mentir para ela naquela altura do campeonato. Ela tinha o direito de saber.
- Tá. Buceta.
- Buceta? Mas buceta é bonitinho...
- Clara, pelo amor de Deus minha filha, isso é um palavrão de quinta, não vai sair por aí falando isso e dizendo que fui eu que te ensinei que vão me chamar de louca.
- E se eu chamar minha pepeca só de Ceta, tudo bem?
- Não, não está nada bem. Todo mundo vai saber que é diminutivo de buceta.
- Hum. Então qual é o nome mais lindo para buceta?
- Pepeca filha, pepeca é lindo.
- E para peru?
- Pinto.
- E pau?
- Pau nem pensar. É muito vulgar.
- Mas por que a gente pode chamar o peru de nome de bicho mas nome de madeira não pode?
- Clara, o mundo das palavras é um pouco complicado.
- Tudo bem mãe. Mas o que é grelo?
- Boa noite, Clara!

22 comentários:

  1. Hahahahahahaha muito bom né? Isso porque era para ficar entre nós duas né mãe... Te amo, Clara

    ResponderExcluir
  2. Um pouco precoce pra uma menina de 7 anos, acho que vc ta fantasiando muito não Tatiana?

    ResponderExcluir
  3. Marcelo (Pai de Clara)17 de setembro de 2010 às 20:48

    Prezado anônimo.
    Este tipo de julgamento não cabe mais. Você me desculpe, mas a fantasia está na cabeça das pessoas. E talvez esteja na sua...
    Acho este diálogo entre mãe e filha muito importante, ou melhor, fundamental para o crescimento dela. E eu como pai de Clara, não a acho precoce, nem atrasada... ela é apenas uma criança com cede de saber, e que felizmente pode recorrer aos pais dela para matar sua curiosidade.
    E antes que nos julgue novamente, ou continue fantasiando, fique sabendo que não a incentivamos neste assunto. Apenas, matamos sua curiosidade.

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa!!!!!!Celinho arrazando mais uma vez,muitos beijos da tia Neia.
    Fofa linda da tia!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. não aprecio os que não tem nem coragem nem de assinar o próprio nome, se identificam e se manifestam apenas como "anônimo".isso é que é muito pobre mesmo!
    Clara não é precoce, é uma menina curiosa,atenta e reflexiva. e tem perguntas!!! e que perguntas!!!que observações brilhantes! e tem uma mãe brilhante para responder. e um pai verdadeiramente macho, no melhor dos sentidos que um homem pode ser, para proteger uma garota que, com certeza, irá se tornar uma grande mulher.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. E gente, espera, espera!
    O espaço aqui dá pra todo mundo inventar o que quiser, nomes, desnomes e qualquer recheio que faltar!

    Ass: Cabaça

    ResponderExcluir
  8. Giulia me viu rindo, veio ver o que era, e agora estou aqui traduzindo esta maravilha!

    Amo voces meninas!!

    ResponderExcluir
  9. Sr. Anonimo,
    Gostaria de lhe informar q Clara não é precoce não. Ela é uma criança q tem pais q conversam e incentivam sua curiosidade; não são pais q tem filhos como puro bibilot ou peça de decoração.. Criança qdo é amada e compreendida é assim mesmo:> curiosa e perspicaz.. Regina

    ResponderExcluir
  10. uahuahau que delicia de conversa, meu Deus! cada dia eles nos supreendem mais

    ResponderExcluir
  11. Ah!!Que delícia de texto!!
    Quem dera eu e todas as crianças do mundo pudessem se expressar com esta liberdade, e tivessem uma mãe para explicar os limites que o mundo nos impõe..
    Principalmente nós mulheres , ainda achatadas por uma sociedade onde menino que fala palavrão é machinho e meninas são chamadas de tantos nomes vulgares..
    Amei seu texto, amei sua filha..
    Conheço muito sua mãe, Irene..Já fizemos alguns workshops juntas..
    Tambem tenho um blog ..Janelas 3...
    Um bjão para vcs e PARABENS!!!!

    ResponderExcluir
  12. Tati, rachei o bico! Essa molecadinha é sensacional!! Acho super saudável esse tipo de diálogo, com certeza ela vai ser uma mulher muito confortável dentro da própria pele e dentro desse mundo maluco! rs
    Beijos!
    Leilah

    ResponderExcluir
  13. Nuz gareu!!! Lembrei-me da Tati com seis anos de idade......
    que DNA!!!!
    Beth

    ResponderExcluir
  14. Dei muita risada, sabe q estou passando pelo mesmo pedaço. E essa idade é bem a de descoberta, diferenças entre os sexos e tudo mais. Já ouvi dizer q falar de questões desse tipo simplesmente por falar não é legal. Mas deve-se falar Sim quando o questionamento vem da criança. Tem pais q passam a vida desconversando pois são mau resolvidos nesse aspecto. Mas vc minha amada é uma mãe com M maiúsculo, vc tem toda minha admiração.
    Muitos beijos nas três

    ResponderExcluir
  15. MARAVILHOSO! Simplesmente.

    Bjos e sucesso, Tati!

    ResponderExcluir
  16. Não me entenderam. Não quis dizer que a Clara era prcoce, e sim que a tatiana colocou no texto um dialogo um tanto precoce e com termos tecnicos para uma criança ter dito. Achei fantasioso demais! só isso!

    ResponderExcluir
  17. Acho este diálogo entre mãe e filha muito importante, ou melhor, fundamental para o crescimento dela. E eu como pai de Clara, não a acho precoce, nem atrasada... ela é apenas uma criança com cede de saber, e que felizmente pode recorrer aos pais dela para matar sua curiosidade.

    Concordo totalmente! Um belo exemplo de como pode ser a comunicação entre pais e filhos...neste caso, mães e filhas, hehehe. E deixa os tolos falarem o que quiserem porque você está certíssima.

    ResponderExcluir
  18. Seeensacionaaal! hahahaha

    ResponderExcluir