25 agosto 2009

O LUGAR A QUE PERTENÇO



Existe um lugar onde o tempo não existe.
Onde não existe a vida como ela é. Só como se sonha viver.
É um lugar secreto, poucos tem coragem de ir. Poucos ganharam o mapa para chegar até lá.

Eu já estive neste lugar. Há muitos e muitos anos atrás. Estive e encontrei um tesouro. A melhor e mais forte versão de mim mesma. Mergulhei fundo em cada história vivida. Bebi das fontes mais preciosas. Caminhei por vielas esfumaçadas de gelo seco. Fiz malabarismos com palavras, me alimentei dos mais famosos poetas, me embriaguei de idéias malucas e imperfeitas. Atravessei paredes, encontrei dimensões paralelas, sobrevoei histórias fantásticas, me emocionei com as mais tristes. Cantei, dancei, presenciei intervenções divinas e o nascimento da arte inúmeras vezes, através de úteros jovens, maduros e muitas vezes, anciões.

Foi lá, nesse lugar, que pela primeira vez eu entendi a vida. E vi sentido nela. Num lugar onde não se exige explicação ou razão. Que só se clama por emoção e pela corajosa capacidade do ser humano em ser livre.

Por isso, hoje... Hoje eu escrevo aos quatro ventos essas palavras e as transformo em passos largos que me levarão de volta ao lugar que pertenço. Lavarei minha pele com todas as palavras líquidas que houverem até conseguir fazer ressurgir nela, o mapa do tesouro que eu tinha tatuado em mim. Escrevo para sacramentar de vez com os deuses esse meu desejo labiríntico de voltar ao único lugar que nunca deveria ter saído. Por isso, hoje... Se for preciso, não só escreverei, como gritarei em praça pública:

Um dia eu voltarei ao teatro!
Antes que eu morra - de novo - eu voltarei ao teatro!
...
(Este texto é dedicado ao meu primeiro professor de teatro Ernesto Piccolo, que sempre me fez acreditar na magia absoluta do teatro e na paixão que ele pode exercer na vida de alguém!)

5 comentários:

  1. Texto magnífico! Ouvi os gritos! Esse "lugar" é o privilégio de quem teve e tem coragem de pular no abismo da vida...

    Gostei do seu blog... Com sua licença, voltarei!

    Abraço
    Anne

    ResponderExcluir
  2. Tati,
    "Lavar a pele com as palavras"...meu Deus, volte correndo aos quatro ventos para dentro das palavras que em ti habitam. Volte correndo para o palco da sua vida: o teatro.
    Bjs e fico na torcida,
    C. Eduardo

    ResponderExcluir
  3. Amada minha,

    Me sinto exatamente como vc. Belo, belo, belo texto. E vc sempre bela e amada. Muita, muita, muita saudade.

    ResponderExcluir
  4. Again Tatiii,
    Deixe me emprestar as sabias palavras de Joseph Campbell:
    “Follow your bliss and the universe will open doors for you where there were only walls”

    "Siga seu entusiasmo e o Universo abrirá portas onde antes só haviam paredes."

    Love
    Pa

    ResponderExcluir
  5. Vamos voltar para o lugar de onde nunca deveríamos ter saído!!

    ResponderExcluir