29 agosto 2009

Urgência artística



Final da tarde. Céu azul já pintado de laranja. Praça XV frenética com seu vai-e-vem de gente correndo para alcançar a barca. Debaixo do viaduto um homem solitário, recostado numa cadeira quebrada, sola sua guitarra num som estridente, com os olhos vidrados em algum lugar muito longe dali. O amplificador - a um passo de quebrar também - não parece amplificar sua música e sim a angústia de sua urgência artística, essa que assolam os artistas do mundo, que mesmo sem ter condição ideal de se manifestar, encontram sempre um viaduto e transeuntes surdos para lhes ouvir.

Depois de me despedir silenciosamente do músico, sigo meu rumo em direção ao CCBB. Nesta noite eu vou assistir uma peça sobre Clarice Lispector. Quando de repente me lembro do Café Livraria Arlequim. Eu estava louca por um café. Ah, que delícia sair do ar viciado e carbônico da Primeiro de Março e poder entrar num mundo paralelo, apenas atravessando uma porta de vidro. As livrarias definitivamente tem um cheiro divino, principalmente as que se misturam com café. Essa alquimia ainda pode se tornar mais curativa, quando além do olfato você cuida dos ouvidos. Quando entrei tive que disfarçar meu prazer: tocava um tango... belíssimo! Entrei, fechei os olhos, respirei fundo e disse para alguém que não ouviu: obrigada pelo instante! Ah essa fartura sensorial e criativa de que é feito o mundo!

Sem dúvida alguma, eu também sou uma criatura que sofre de urgência artística. Com a vantagem de me alimentar não só das obras de arte, mas como também da arte que a vida nos dá. No cotidiano, nos sentidos, no observar a vida e se inundar dela. Outro dia ganhei um presente da vida. Eu voltava para Niterói de 996 e me deliciava com aquela beleza absurda do sol refletindo seu brilho na água do mar - quando consegui me deparar com uma cena ainda mais linda dentro do ônibus. O trocador, quieto e concentrado, fazia um origami de pássaro numa nota de dois reais. Lá estava mais um artista com urgência de expressar sua alma.

Saramago diz que “todos somos escritores, só que alguns escrevem, outros não.” Eu diria que todos somos artistas, só que alguns tem pressa, outros não.




2 comentários:

  1. Querida artista,
    Mas que dia perfeito menina? Música, café, livraria e, ainda por cima, indo ao encontro de ver a CLarice 'Goulart' Lispector! E o guitarrista tocando para todos e para ninguém? É quase um Nietzsche musical.rs. Feliz dele, do trocador, do Saramago, da Beth e da Clarice terem uma espectadora da sensibilidade alheia como você para notá-los. Para muitos eles são invisíveis.
    Um bj,
    Carlos Eduardo

    ResponderExcluir
  2. Ai Tatiiiii,
    Que saudades!
    Concordo plenamente com voce! Nessas epocas de downtime aguardando ansiosamente o meu proximo emprego corporativo, mesmo que nada tenha haver comigo...
    Passo meu tempo ocioso no Barnes & Noble. Peco um Caffe Americano Venti Startbucks (daqueles que faz ranger os dentes de tanta cafeina) e pego uns 3 ou 4 livros para ler simultaneamente :-D
    Acabo de ler um livro que me fez muito pensar em voce. Eh um livro da Twyla Tharp chamado "The Creative Habit: Learn It and Use It for Life"
    Eu me lembro que a minha astrologa disse que eu deveria sempre continuar criando... (Claro era muito mais facil quando eu estava dando as aulas de danca) Mas tudo esta tao diferente agora na minha vida...
    Mas existe esperanca!
    Comecei a ler "Pathway To Bliss" do Joseph Campbell. Eh agora Tati!!!!
    Posso ouvir Joe gritando no meu ouvido:
    "Siga seu entusiasmo e o Universo abrira portas onde antes so haviam paredes"

    Love
    Paula

    ResponderExcluir